terça-feira, 30 de junho de 2009

Momento ímpar, de grande emoção!!!!

Divido com vcs um trecho do que foi o MEU discurso de Formatura em
Janeiro de 2006:
"... A ciência da Nutrição, através dos alimentos, tem como objetivo principal, prevenir, minimizar e controlar doenças, proporcionando qualidade de vida a cada ser humano, contribuindo a sua saúde física e mental. O alimento representa a manifestação da organização social, a chave simbólica dos costumes, o registro do modo de pensar, a corporalidade em qualquer que seja a sociedade. O ato de alimentar-se está presente na vida de todas as pessoas, até mesmo aquelas menos favorecidas, que muitas vezes não dispõem dos nutrientes necessários a uma vida saudável e digna. Comer, sob perspectiva dos indivíduos, talvez seja o ato mais representativo da vida.
Transformações significativas têm ocorrido nos padrões dietéticos e nutricionais das populações. Nosso país vive o fenômeno da “TRANSIÇÃO NUTRICIONAL”, que vem a ser um processo de modificações seqüenciais no padrão de nutrição e consumo, que acompanham mudanças econômicas, sociais e demográficas, e do perfil de saúde das populações. Caracterizada fundamentalmente por redução nas prevalências dos déficits nutricionais e ocorrência mais expressiva de sobrepeso e obesidade. Onde antes isoladamente predominava a DESNUTRIÇÃO, “principalmente nos estados do Nordeste”, hoje nos deparamos com uma assustadora prevalência de OBESIDADE, responsável por diversas complicações à saúde, oriunda principalmente de uma alimentação desequilibrada. Estabelecendo-se dessa forma, um antagonismo de tendências temporais entre desnutrição e obesidade. Além do que, a transição nutricional sobrecarrega o nosso sistema de saúde com uma demanda crescente de atendimento a doenças crônicas.
Às políticas públicas no nosso país com relação à Nutrição, infelizmente ainda são aplicadas com baixa prioridade. Como profissionais de saúde, precisamos ainda conquistar novos espaços, sermos realmente “atores principais”, e não “coadjuvantes”. Para isto, precisamos fortalecer a cada novo momento, o nosso compromisso com a ÉTICA e com o RESPEITO à complexidade humana..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário